Defesa de Dissertação de Mestrado – Jéssica Aquino Chaves – 02/03/2018
Defesa de Dissertação de Mestrado | ||
Aluna | Jéssica Aquino Chaves | |
Orientador | Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC | |
Data | 02/03/2018 (sexta-feira) – 14h00
Sala PPGEAS I (piso superior) |
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Banca | Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – Presidente – DAS/UFSC;
Prof. Hector Bessa Silveira, Dr. – DAS/UFSC; Prof. Marcelo de Lellis Costa de Oliveira, Dr. – DAS/UFSC; Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC. |
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Título | Controle do Fluxo Principal em Rodovias por Meio de Veículos Cooperativos equipados com Controle Adaptativo de Cruzeiro | |
Resumo: O Controle do Fluxo Principal (CFP) em rodovias é um método de controle de tráfego que regula o fluxo de tráfego a montante de um gargalo a fim de maximizar o escoamento do tráfego. Utilizando Limites Variáveis de Velocidade (LVV) como atuador do CFP, é analisada a influência de diferentes taxas de penetração de veículos cooperativos no tráfego. Os veículos cooperativos foram equipados com Controle Adaptativo de Cruzeiro e recebem a informação de LVV da via. Simulações microscópicas mostraram que o aumento da taxa de penetração contribuiu para melhorar o desempenho. Em cenários cuja taxa de penetração é de 10%, houve uma melhoria do desempenho em 25%. A presença de mais de 50% de veículos cooperativos tem um efeito positivo nas condições de tráfego, tornando o controle externo desnecessário. Porém, é necessária uma estratégia auxiliar para facilitar a inserção dos veículos ao fluxo principal. |