Defesa de Dissertação de Mestrado – Tiago Pinheiro dos Santos – 26/03/2018

Prof. Marcelo Ricardo Stemmer, Dr. – DAS/UFSC

Prof. Jorge Henrique Busatto Casagrande, Dr. – IFSC

Data 26/03/2018 (segunda-feira) – 09h00

Sala PPGEAS II (piso inferior)

Banca Prof. Marcelo Ricardo Stemmer, Dr. – Presidente  – DAS/UFSC;

Prof. Maurício Edgar Stivanello, Dr. – IFSC;

Prof. Mário Lúcio Roloff, Dr. – IFC;

Prof. Tiago Loureiro Figaro da Costa Pinto, Dr. – EMC/UFSC.

Título Rastreamento de Múltiplos Objetos em Cenas de Videovigilângia com uso de Filtro de Kalman e Descritores Locais
Resumo: Os sistemas de videomonitoramento têm exercido um papel importante na redução da criminalidade, o que torna esses sistemas atrativos para o mercado. O aumento da demanda por sistemas de CFTV (circuitos fechados de televisão) e a necessidade de melhorar a qualidade do trabalho na vigilância têm impulsionado pesquisadores da área de visão computacional a desenvolver sistemas de videovigilância inteligentes que são capazes de alertar os vigias sobre possíveis ações antissociais no ambiente monitorado. Uma etapa essencial para se criar um sistema desses é o rastreamento de objetos, que é um assunto estudado a mais de 60 anos e ainda motiva pesquisadores a desenvolver métodos e heurísticas criativas para acercar o problema de rastreamento em aplicações específicas. Este trabalho propõe dois rastreadores de múltiplos alvos voltados para aplicações de videovigilância que utilizam técnicas populares no estado da arte, como a extração de plano de fundo (usando ViBe), filtro de Kalman e descritores locais (FREAK), que são úteis para distinguir um alvo de outro e inferir posições dos mesmos. Esta dissertação aborda os principais tópicos de um rastreador e algumas das soluções encontradas na literatura para este tipo de problema. Os rastreadores apresentaram resultados satisfatórios e competitivos para com alguns algoritmos do estado da arte em sequencias de vídeo específicas.