Defesa de Mestrado – Luiz Felipe Curtarelli – 17/12/2021

Banca Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Vinicius Peccin, Dr. – IFSC/Chapecó;

Prof. Bruno Vieira Bertoncini, Dr. – DET/UFC;

Prof. Lauro Nicolazzi, Dr. – EMC/UFSC.

Título Análise do Consumo de Combustível e da Capacidade Viária para a Condução Ecológica em Microssimulação de tráfego
Resumo: A condução ecológica em veículos de passeio caracteriza-se pela aplicação de acelerações baixas em relação à condução normal visando à redução do consumo de combustível. Considerando que diversos modelos macroscópicos de fluxo apresentam dependência direta da capacidade com acelerações no nível microscópico, supõe-se que a condução ecológica diminua a capacidade viária e que, portanto, possa gerar cenários de congestionamentos mais severos se comparados a cenários similares com condução normal. Em decorrência, avalia-se a hipótese de a condução ecológica resultar em maior consumo agregado do tráfego em condições saturadas. Para a avaliação da hipótese, foram coletados dados em ciclos de condução com um veículo dotado do sistema de apoio à condução ecológica na cidade de Florianópolis-SC. Os dados foram utilizados para definir as acelerações dos modos de condução serem utilizadas em simulação microscópica, bem como para a calibração do modelo de consumo de combustível utilizado.  Resultados em simulação microscópica obtidos com o simulador Aimsun Next para um segmento viário hipotético semaforizado confirmam a hipótese, indicando o excesso de pare-e-anda e o consumo em marcha lenta como responsáveis pelo consumo aumentado. Conclui-se pela relevância de sistemas de desligamento/acionamento automático dos motores para redução do consumo em qualquer regime de tráfego com uso da condução ecológica.