INCTCAPE na 75ª Reunião Anual da SBPC

18/09/2023 10:17

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em 2008 e executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocupa posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e além da pesquisa, da formação de recursos humanos e da transferência de conhecimentos, tecnologias e inovações para a sociedade e para os setores público e empresarial, os INCTs têm como objetivo a promoção de ações que fortalecem colaborações com grupos de excelência de países líderes nas respectivas áreas de atuação.

Entre 23 e 27 de julho de 2023, em Curitiba (PR), aconteceu a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema central “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. O trabalho em rede, abrange regiões diferentes e pesquisadores de todo o país, os INCTs produzem pesquisa de alta qualidade com resultados relevantes para a sociedade brasileira.

Dentre outras atividades, representando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia (INCTCAPE – inctenergia.ufsc.br), primeiro Instituto do Brasil nessa área de conhecimento, o Prof. Marcus Americano da Costa se reuniu com os Diretores do CNPq: Prof. Olival Freire Junior (Diretor Científico), Profa. Débora Peres Menezes (Diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais) e Profa. Dalila Andrade Oliveira (Diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação).