O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Autoavaliação

Autoavaliação do PosAutomação

As atividades realizadas pelo programa no âmbito do processo de autoavaliação, sejam aquelas de tradição anterior ou adotadas posteriormente às recomendações da CAPES, podem ser agrupadas como segue:

  • Acompanhamento do desempenho geral do programa e dos docentes com base nos indicadores usados pela avaliação da CAPES, ponderados internamente para fins de recredenciamento e gestão do programa.
  • Avaliação discente para cada disciplina ministrada com base em enquete anonimizada.
  • Avaliação discente, docente, de egressos e de técnicos administrativos.
  • Planejamento estratégico periódico com resultados consolidados como iniciativas estratégicas.

Durante o quadriênio 2021-2024, todas estas atividades foram executadas pela Comissão de Autoavaliação, composta pelos seguintes membros:

  • Docentes: Max Hering de Queiroz, Daniel Ferreira Coutinho e Julio Elias Normey Rico.
  • Discente: Paulo Henrique Biazetto.
  • Representante da PRPG/UFSC: Prof. Werner Kraus Jr. (também docente do programa).

Avaliação Institucional Conduzida pela PROPG/UFSC

A partir da coleta de dados junto a diferentes grupos da comunidade acadêmica — técnico-administrativos (TAEs), docentes, gestores, discentes e egressos — foi realizada uma autoavaliação de todos os programas de pós-graduação da UFSC. O estudo buscou identificar pontos fortes e desafios do programa em relação à infraestrutura, qualidade do ensino, gestão administrativa e suporte à pesquisa.

Os formulários aplicados estão disponíveis nos links abaixo:

As planilhas completas para análise dos resultados dessa avaliação estão disponíveis no seguinte link:

Planilhas da avaliação institucional

Avaliação Interna do Programa

Esta avaliação foi realizada com discentes e docentes do programa, utilizando os formulários de avaliação disponíveis nos links abaixo:

Resumo dos resultados: Os resultados da avaliação pelos docentes mostram um programa robusto e bem avaliado, mas destacam áreas onde melhorias podem ser feitas, como a participação em colegiados e a preparação dos alunos ingressantes.

Resumo dos resultados: Os resultados da avaliação pelos discentes mostram um programa robusto e bem avaliado, com áreas para melhorias, como a flexibilidade curricular e o engajamento dos alunos.

Os documentos PDF com a descrição detalhada dos resultados podem ser acessados no seguinte link:

Resultados detalhados da avaliação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.