Editais – Mestrado
EDITAL N° 4/PPGEAS/2019 CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO EM 2020
MESTRADO E DOUTORADO
Edital N. 4/PPGEAS/2019 em PDF
Esta chamada tem por finalidade selecionar candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para início das atividades em março de 2020.
1 Público-alvo
- Mestrado: egressos de curso de engenharia, computação, física, matemática e áreas afins.
- Doutorado: mestres oriundos de cursos de pós-graduação em engenharia, computação, física, matemática e áreas afins.
2 Área de concentração
Controle, automação e sistemas.
3 Linhas de pesquisa
- Controle de processos
- Automação e sistemas mecatrônicos.
- Sistemas computacionais.
- Automação, controle, otimização e instrumentação para indústrias de petróleo e gás.
4 Dados do PPGEAS
- Vários dos grupos de pesquisa do PPGEAS são considerados de excelência nacional, tendo diversos projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
- Conceito 6 na CAPES (máximo é 7).
- Mais da metade dos professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
- O PPGEAS tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.
5 Bolsas
O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório à medida em que quotas adicionais sejam disponibilizadas, seja pela defesa de dissertações e teses ou por novos projetos. Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES ou CNPq. Não há garantia de bolsa a todos os alunos ingressantes no programa. Mais detalhes sobre bolsas estão disponíveis em:
- Mestrado: https://pgeas.ufsc.br/bolsas-de-mestrado/
- Doutorado: https://pgeas.ufsc.br/financiamento/
6 Número de vagas
- Mestrado: 30 vagas para a área única de Controle, Automação e Sistemas. A coordenação do PPGEAS poderá decidir pela abertura de vagas adicionais até o encerramento deste processo seletivo.
- Doutorado: como o ingresso é em fluxo contínuo, não existe um número de vagas pré-estabelecido, sendo limitado à capacidade de orientação do corpo docente.
7 Mais informações sobre os cursos ofertados
- Mestrado: https://pgeas.ufsc.br/mestrado/
- Doutorado: https://pgeas.ufsc.br/doutorado/
8 Comissão de seleção
O processo de seleção será conduzido por comissão designada pelo colegiado delegado do PPGEAS.
9 Processo de seleção
As notas atribuídas no processo de seleção para candidatos ao mestrado variam em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Para candidatos ao mestrado, o processo consiste das seguintes etapas:
As notas atribuídas no processo de seleção para candidatos ao doutorado são classificadas como habilitado ou eliminado. Para candidatos ao doutorado o processo consiste das seguintes etapas:
- Inscrições (etapa eliminatória) – seção 9.1.
- Prova de títulos (etapa eliminatória) – seção 9.2.
- Projeto de pesquisa (etapa eliminatória) – seção 9.3.
A seguir cada etapa é descrita tanto para candidatos ao mestrado quanto para candidatos ao doutorado.
9.1 Da Inscrição
A inscrição se inicia pelo preenchimento do formulário disponível em:
http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000069
Em seguida, cópias dos documentos listados abaixo deverão ser enviados em formato PDF para . Em até dois úteis, a secretaria irá responder ao email com a confirmação do registro da inscrição. Caso não haja recebimento desta correspondência eletrônica no prazo estipulado, o candidato interessado deverá contactar a secretaria do programa para confirmação do registro da inscrição.
Obs.: no caso dos candidatos selecionados para ingresso no PPGEAS, a documentação deverá ser reapresentada junto com os originais no ato da primeira matrícula no curso. Cópias devidamente autenticadas dispensam a apresentação dos originais. A ausência de quaisquer dos documentos impossibilita a matrícula no programa.
Os documentos requeridos para a homologação da inscrição são listados a seguir.
- Histórico escolar do curso de graduação. Caso não conste no histórico a média geral do curso (ou índice de aproveitamento), o candidato deve anexar documento com a média geral, mesmo que calculada pelo próprio candidato. Candidatos ao doutorado que já possuam título de mestre devem incluir também o histórico escolar do curso de mestrado.
- Diploma de curso superior ou declaração de conclusão do curso superior em tempo hábil para ingresso no mestrado do PPGEAS. Para candidatos ao doutorado que têm título de mestre também é necessário cópia do diploma de mestrado.
- Documento válido de identificação com foto para candidatos brasileiros.
- Passaporte com foto e dados pessoais para candidatos estrangeiros.
- Currículo Lattes atualizado (para confecção ou atualização do currículo Lattes, acesse: http://lattes.cnpq.br/).
- Duas cartas de referência preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados, cujo modelo está disponível em:
pgeas.ufsc.br/files/2018/08/2018-PPGEAS-Folha-de-Referencia.docx
ou
https://pgeas.ufsc.br/files/2015/03/PPGEAS-Folha-de-Referencia-pdf.pdf
Para candidatos ao doutorado, é possível anexar uma única carta de referência, desde que do orientador de mestrado.
Será eliminado o candidato que não apresentar cartas de recomendação, as quais devem ser enviadas diretamente pelos professores por email para . Ou ainda, será eliminado o candidato que não tenha sido recomendado ou recomendado com ressalvas em pelo menos uma das cartas.
- Documento de apresentação/motivação, apenas para candidatos ao mestrado: texto em formato livre com no máximo 5 mil caracteres (com espaços) que contenha uma breve descrição das experiências acadêmicas e profissionais do candidato indicando sua motivação para realização do mestrado no PPGEAS; a indicação da área pretendida para estudos no mestrado; e uma visão geral sobre o tema pretendido para pesquisa, buscando estabelecer uma relação com suas experiências e expectativas. É importante observar que não necessariamente o candidato, uma vez selecionado, desenvolverá seu trabalho no tema abordado.
Na etapa 2 do cronograma (ver Anexo A), a banca examinadora irá avaliar o documento emitindo parecer favorável ou não à continuação do candidato no processo seletivo. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios: uso da língua, encadeamento lógico e coerente de ideias, organização do conteúdo e adequação às linhas de pesquisa do programa. Será eliminado o candidato com parecer desfavorável.
- Projeto de pesquisa, apenas para candidatos ao doutorado, conforme instruções na seção 9.4.
O não envio de um ou mais documentos no prazo previsto no cronograma (Anexo A) elimina automaticamente o candidato do processo de seleção.
9.2 Da Prova de Títulos
9.2.1 Para candidatos ao mestrado
A prova de títulos, de caráter classificatório, consiste na avaliação de títulos e atividades acadêmicas realizadas pelo candidato e devidamente registradas no seu currículo Lattes. Atividades que porventura não estejam descritas no currículo Lattes não serão consideradas neste processo seletivo. A nota da prova de títulos corresponde à seguinte média ponderada:
em que
- H é a nota referente ao histórico escolar de graduação, que corresponde ao índice de desempenho (aproveitamento) médio.
- é a nota do ENADE do curso de graduação. Para cursos que não foram avaliados considerar-se-á .
- é a nota de afinidade do curso de graduação com as linhas de pesquisa do PPGEAS.
- é a nota de atividades acadêmicas.
As notas e são calculadas de acordo com as tabelas do Anexo B.
9.2.2 Para candidatos ao doutorado
A prova de títulos, de caráter eliminatório, consiste na avaliação de títulos e atividades acadêmicas realizadas pelo candidato e devidamente registradas no seu currículo Lattes. Atividades que porventura não estejam descritas no currículo Lattes não serão consideradas neste processo seletivo. A prova de títulos tem como resultado habilitado ou eliminado, conforme avaliação da comissão de seleção.
9.3 Do projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa, exclusivo para o caso de candidatos ao doutorado, tem caráter eliminatório. A avaliação do projeto de pesquisa tem como resultado habilitado ou eliminado e será feita conforme os seguintes critérios:
- Relevância e contribuição do projeto para a linha de pesquisa.
- Qualidade da revisão bibliográfica.
- Capacidade de argumentação lógica e organização de ideias em um texto dissertativo, incluindo o domínio da língua escolhida, que pode ser português, inglês ou espanhol.
9.4 Do resultado final
9.4.1 Para candidatos ao mestrado
A nota final a ser atribuída para candidatos ao mestrado que não foram eliminados em nenhuma etapa consistirá da nota obtida na prova de títulos, sendo considerado aprovado o candidato que atingir classificação acima ou igual a 6,0. Em caso de eliminação em alguma etapa do processo seletivo, o candidato será reprovado.
9.4.2 Para candidatos ao doutorado
O resultado final para candidatos ao doutorado será aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado neste processo seletivo o candidato que for habilitado em todas as etapas; e reprovado neste processo seletivo o candidato que for eliminado em pelo menos uma das etapas.
10 Disposições finais
- Em caso de constatação de fraude em qualquer etapa deste processo seletivo, o candidato será automaticamente desclassificado e considerado reprovado neste certame.
- Casos não previstos neste edital serão avaliados pela Comissão de Seleção.
Anexo A
Cronograma
Etapa | Descrição | Data |
1 | Inscrições | de 21/10/2019 a 30/11/2019 |
Divulgação das inscrições deferidas | 4/12/2019 | |
2 | Avaliação das candidaturas | 9/12/2019 a 13/12/2019 |
Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo | 13/12/2019 | |
3 | Interposição de recursos referentes ao resultado preliminar do processo seletivo | 16/12/2019 a 18/12/2019 |
4 | Divulgação do resultado final do processo seletivo | 20/12/2019 |
Anexo B
Tabelas de pontuação para a prova de currículo do mestrado
Cálculo da nota de afinidade do curso de graduação ( )
Afinidade do curso de graduação | |
10 | Bacharelado em engenharia de controle e automação, mecatrônica e similares |
9 | Bacharelado em nas demais engenharias ou ciência da computação |
7 | Bacharelado em matemática, física ou sistemas de informação |
5 | Bacharelado em outros cursos |
4 | Outras formações |
Cálculo da nota relativa às atividades acadêmicas ( )
Para cada item, há um valor mínimo e máximo, cabe a comissão de avaliação ponderar o valor em função (i) da qualidade da atividade e (ii) da sua aderência tanto ao tema de pesquisa pretendido (conforme documento de apresentação/motivação) quanto às linhas de pesquisa do PPGEAS. A nota máxima para é 10.
Pontos | Atividades |
3..10 | Por artigo publicado em periódico indexado |
1..4 | Por artigo completo publicado em anais de eventos |
2..5 | Por título de especialização lato sensu |
3..4 | Por conclusão de um trabalho de iniciação científica |
2 | Por semestre de monitoria |
2 | Por patente (limitado a 4 pontos) |
1..3 | Por registro de software |
1..2 | Por orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação ou estágio |
1..2 | Por ano de exercício de magistério (limitado a 6 pontos) |
1..2 | Por ano de exercício de atividades profissionais (limitado a 6 pontos) |
1..3 | Por orientação ou coorientação de iniciação científica |
1 | Por participação em banca examinadora de trabalho de conclusão de curso |
0..5 | Por outras atividades que a comissão julgar relevante |
___________________________________________________________________________________________________________________________________
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO – TURMA 2019/2
Segue, no link abaixo, o Resultado do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado, Turma 2019/2
Resultado do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado – Turma 2019/2
CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA MESTRADO – 2019/2
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS
Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para o ingresso no curso de Mestrado do PPGEAS no segundo semestre de 2019.
É requisito indispensável para a inscrição ter um Projeto de Dissertação de Mestrado (feito em conjunto com o futuro orientador no programa) contendo um Plano de Disciplinas a serem cursadas.
Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.
Área de Concentração: Controle, Automação e Sistemas
Linhas de Pesquisa:
(a) Controle
(b) Automação e Sistemas Mecatrônicos
(c) Sistemas Computacionais
(d) Automação, Controle e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás
Alguns dados do PPGEAS:
– Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
– Conceito 6 na CAPES (máximo é 7).
– Informações sobre o Corpo Docente: www.pgeas.ufsc.br/corpo_docente/
– Os candidatos selecionados e com dedicação exclusiva (e sem vínculo empregatício) poderão concorrer a bolsas (CNPq e CAPES) do PPGEAS (de acordo com a disponibilidade de bolsas). Em casos específicos, os candidatos selecionados poderão usufruir de financiamento de Projeto de Pesquisa pré-definido pelo orientador.
– Documentos necessários: Projeto de Dissertação de Mestrado com Plano de Disciplinas e anuência do futuro docente orientador, além dos documentos listados em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.
– Formandos no primeiro semestre de 2019 poderão fazer a inscrição, mesmo que a colação de grau aconteça após o início das aulas. Neste caso, a matrícula no curso somente será efetivada após a entrega de comprovação da colação de grau.
Seleção:
A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência, plano de pesquisa e plano de disciplinas).
Calendário:
– Inscrição e entrega da documentação: de 18/6/2019 até 12/7/2019 (PRORROGADO ATÉ 15/7/2019)
– Divulgação dos resultados: a partir do dia 18/7/2019
– Período de matrícula: 5/8/2019 – 16/8/2019
– Início das aulas: 12/8/2019
Informações adicionais:
– O formato do projeto de dissertação de mestrado (contendo o plano de disciplinas) é livre, mas limitado a 10 páginas.
– O projeto de dissertação contendo o plano de disciplinas deve ser elaborado em conjunto com um docente do PPGEAS que será o futuro professor orientador da dissertação de mestrado.
Serão analisados somente os documentos entregues ou que chegarem na Secretaria do PPGEAS até o dia 12/7/2019.