Defesa de Dissertação de Mestrado – Vinícius Araújo de Oliveira – 01/12/2017

01/12/2017 17:06
Defesa de Dissertação de Mestrado
Aluno Vinícius Araújo de Oliveira
Orientador

Coorientador

Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC

Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC

Data 01/12/2017 (sexta-feira) – 14h00

Sala PPGEAS II (piso inferior)

Banca Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – Presidente  – DAS/UFSC;

Prof. Luciano Dionísio Dantas, Dr. – BRASCONTROL;

Prof. Ubirajara Franco Moreno, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Dainel Ferreira Coutinho, Dr. – DAS/UFSC.

Título Estimação do Tamanho da Fila em Vias Urbanas Semaforizadas utilizando um Detector a Laço Indutivo
Resumo: O tamanho da fila ou o número de veículos em uma via são medidas fundamentais em engenharia de tráfego, uma vez que são usados em estratégias de controle de tráfego, porém são difíceis de obter diretamente. Assim, tipicamente, essas quantidades são estimadas a partir de valores de ocupação e/ou fluxo obtidos por meio de detectores instalados nas vias. Detectores a laço indutivo são os mais utilizados e alguns dos métodos de estimação propostos na literatura requerem até três laços instalados em diferentes posições da via. Em função dos custos de instalação e manutenção, há a preferência por métodos que necessitem apenas de um laço. O método de estimação que foi proposto para uso com a estratégia de controle Traffic-responsive Urban Control (TUC) fornece o número médio de veículos da via em um ciclo baseado nas medidas de ocupação de um laço detector nela instalado. O estudo que gerou o método foi realizado em um simulador macroscópico de tráfego e para uma único cenário. Avalia-se neste trabalho este e outros métodos que utilizam a detecção via laço indutivo em um microsimulador de tráfego levando em consideração várias variáveis como o comprimento da via, posição do laço detector, e proporção entre tempo de verde e tempo de ciclo. Os resultados revelam que os métodos estudados possuem algumas limitações que precisam de tratamento adequado para sua utilização. A partir desse estudo, é feita uma proposta de modelo de estimativa determinística de filas baseada em um diagrama espaço-tempo e que utiliza dados fornecidos por um único detector, para o caso sem fila residual ao final do ciclo. O modelo proposto foi simulado e comparado com os métodos estudados e apresentou resultados com menores erros de estimação para as condições testadas, mostrando-se viável para a estimação da fila.