Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico do PosAutomação prevê a realização de rodadas a cada 5 anos, sendo as últimas realizadas em 2015 e 2020, visando definir as ações de melhorias para o período subsequente, em linha com a crescente importância dada ao planejamento e à autoavaliação dos programas no contexto do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Missão
“Formar profissionais qualificados, gerando e disseminando conhecimento científico, tecnológico e de inovação, para contribuir com o desenvolvimento da sociedade em âmbito regional, nacional e internacional na área de Engenharia de Controle, Automação e Sistemas.”
Visão
“Consolidar, em nível nacional e internacional, a atuação como um programa de excelência na área de Engenharia de Controle, Automação e Sistemas, fortalecendo seu caráter pioneiro, colaborativo e multidisciplinar.”
Valores
- Qualidade técnica e científica:
- Observância da qualidade e do rigor na produção técnico-científica e na formação profissional;
- Divulgação do conhecimento gerado pelo programa.
- Integração e colaboração:
- Prioridade ao acolhimento e integração de docentes e discentes;
- Respeitar a heterogeneidade dos interesses individuais em temas de pesquisa;
- Preservar e fomentar horizontalidade das relações interpessoais.
- Ética:
- Observância da ética na pesquisa;
- Honestidade e integridade no trabalho.
- Cooperação:
- Cooperar com grupos de pesquisa nacionais e internacionais;
- Cooperar com o setor produtivo.
Planejamento estratégico 2020
O documento do planejamento estratégico realizado em 2020 pode ser acessado no seguinte link.
Os objetivos e iniciativas do PosAutomação alinham-se com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da UFSC, que pode ser acessado aqui.
Ações em 2021 – 2024 e Planejamento de Longo Prazo
No quadriênio 2021-2024 o programa realizou um conjunto de ações relativas ao planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica ou artística. As ações, análises e resultados desse trabalho estão condensadas em um documento enviado à CAPES como parte da proposta do programa.
O documento está dividido em duas partes. Na Parte 1 se analisa o planejamento estratégico do PosAutomação, suas ações estratégicas e resultados e o alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional UFSC 2020 – 2024. Na Parte 2, se apresenta o planejamento de longo prazo visando o desenvolvimento do programa nos próximos quadriênios.
O documento completo pode ser acessado aqui.